sábado, 3 de setembro de 2016

15 - COISAS DA VIDA



Noto, nas tardes de verão, um prolongado desassossego onde não me enquadro. São manifestos os contrastes entre a luminosidade intensa que as veste e as infinitas sombras guerreiras que projetam. Aguardo, nesses dias tórridos onde me arrasto, pela descida da noite, e que seja fresca, mas nunca o é porque no verão os dias mal sobrevivem aos seus bafos infernais, ardentes, quebradiços, secos. O calor aumenta e o que antes era verde acaba substituído por uma substância anterior à era dos homens, e as labaredas engolem os versos desses dias onde eu ambicionava conseguir respirar.

Mas houve qualquer coisa na essência dessa noite, e na de todas as que as antecederam nesse estranhíssimo verão. A realidade foi permutada depois de se ter confessado ávida de sonhos. O poder das madrugadas surgiu do nada, foi-lhes indicado por um ardina jovem que as sagrou, ao anoitecer. A monotonia escaldante dos dias sonambulizou-se, e algum silêncio e frescura acabaram por ser recrutados para salvar o meu verão. Alívio! Afinal ainda pertenço àquele universo inclemente onde ninguém é rei e todos são vassalos, afinal ainda existo na mesma entidade orgânica onde sou constantemente invadido por preocupações simbólicas que me interrompem a solidão, contudo não as consigo afastar. Mal me reconheço, o meu império desagregou-se e passei a ser um fugitivo sem eira nem beira. Só tenho vontade de dormir, tal e qual como o Mago companheiro que me observa do outro lado sem pestanejar. Arrastamo-nos pela mesma estrada de tédio com moléstia na alma, os corpos alagados em suor, vitimados pelo burburinho incandescente da inépcia. O verão tem destas coisas, mesmo depois de terminado, mesmo depois do outono o ter desligado como doença maior da nossa dor. Era assim que tinha de acontecer, não havia mais nada a fazer senão despachar esse verão para bem longe de nós. Nele não crescem as palavras, apenas imbecilidades vazias ou nenhumas. O calor abafa a alma, amordaça a vontade de criar e devolve-lhe uma esterilidade madraça, é ele quem ergue o facho perverso e sórdido do maior dos procrastinadores. Entristece-me olhar as páginas brancas desse vazio que não devia ter acontecido. A minha estafa é agora muito maior. Tento resgatar ao verão as palavras que habilmente me roubou. Fixo no éter as conversas improváveis de nossos espíritos. Escuto o Mago, finjo que sou capaz de o ver trajado a preceito, de bigode aparado até ao absurdo da perfeição. O mesmo solitário de sempre, singular e humilde, ele que nunca o foi, mas que descreveu a existência própria como nenhum outro ser, até ao mais ridículo e fascinante pormenor. Eis-nos aqui perdidos na solidão deste não estar, este instante desviado da existência, este apeadeiro lunático e deformado. A virtude dos silêncios e do fingimento é a sua raridade e a forma perversa como viciam os incautos que apreciam a volatilidade da memória e do tempo. São suicídios à beira de acontecer. Eu e ao Mago somos simplesmente uns cobardes, uns cobardolas ridículos e desajeitados que fingem sentimentos e plantam afirmações, esfomeados de outras existências, fictícios de sangues e carnes e vivências, somos a chuva e a lama das monções.

Onde será que deixei a minha capa e a minha espada, hoje necessito delas para sobreviver.

Sem comentários:

Enviar um comentário